Postado em: 16/07/2019 - Últimas Notícias

Toyota aponta que incentivos são essenciais para híbridos no Brasil

[:pb]Os carros elétricos e híbridos estão ganhando as ruas brasileiras, mas a falta de incentivos deve fazer com que esses tipos de automóveis não sejam populares entre os consumidores. Essa é a visão da Toyota, que defende ajuda tributária para incentivar as vendas de veículos mais limpos no mercado nacional.

Com 11 mil carros eletrificados de alguma forma, circulando no Brasil, o mercado para este segmento ainda é muito pequeno. Diante da produção do Novo Corolla Hybrid em Indaiatuba-SP, a Toyota está de olho no potencial de crescimento das vendas do sedã nessa configuração.

A empresa defende, no entanto, que reformas econômicas sejam feitas antes da introdução de incentivos fiscais para carros elétricos e híbridos. Com menos impostos, esse tipo de veículo cairá no gosto do consumidor brasileiro, é o que afirma Ricardo Bastos, diretor de relações governamentais da Toyota.

Ele disse: “O Brasil tem potencial para ser um hub para carros elétricos na América Latina. Mas sem as reformas, especialmente a reforma tributária, o alcance ainda será limitado”. Nos últimos anos, carros elétricos e híbridos receberam alguns incentivos fiscais, mas ainda assim, produziram pouco impacto nos preços dos veículos.

Com o Rota 2030, a propulsão eletrificada foi adicionada finalmente à política tributária como as demais categorias de veículos, porém, os preços ainda continuam bem altos para o consumidor. Em junho, taxistas e PCD ganharam isenção de IOF e IPI, o que ajuda nas vendas, mas ainda deixa de lado a maior parte dos consumidores.

O objetivo do governo é favorecer a produção nacional, o que deve se iniciar com o Novo Corolla a partir de outubro, quando chega ao mercado nacional. A versão híbrida, que terá o etanol como um dos combustíveis, não deverá custar menos que as versões flex comuns. Hoje, o Toyota Prius custa R$ 125.450, sendo o híbrido mais barato do mercado.

Rota 2030 e veículos elétricos

A Rota 2030 é um regime de políticas para a incentivar a produtividade no setor automotivo brasileiro – que representa cerca de 25% da economia do país. Um dos pontos importantes abordados na iniciativa é a redução de impostos para veículos elétricos, incentivando assim o desenvolvimento desses automóveis no Brasil. O regime prevê um crédito de R$ 1,5 bilhão ao ano para as montadoras.

Fale conosco para saber mais sobre o Rota 2030 e outros incentivos fiscais para a sua empresa.

 

Com informações do Notícias Automotivas[:]


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