Postado em: 18/06/2018 - Últimas Notícias

Inovação é a saída

[:pb]Foto: Fabio Junger, empresário do ramo paisagístico, proprietário da empresa Emec Obras e Serviços e especialista em meio ambiente e serviços urbanos

Entrando para o time dos otimistas, estudos mostram que o investimento em inovação é uma porta de saída para a crise e uma entrada para talentos no mercado de trabalho.

Afinal, é possível crescer na crise? Como crescer num cenário como esse? Enquanto os fatores externos não se estabilizam, o caminho é olhar para dentro do próprio negócio, identificar seus pontos fortes e fracos, ouvir os clientes e buscar soluções criativas para os problemas dos quais se tem controle.

Embora o clima seja, predominantemente, de desconfiança é possível crescer e, para isso, sai na frente quem investe em conhecimento e inovação.

Uma pesquisa do Instituto Copenhagen diz que a tecnologia pode substituir até 60% da força de trabalho atual com ganhos em qualidade e eficiência. De fato, inovação está intimamente ligada à tecnologia, mas não tem relação com o desemprego ou descarte de mão de obra.

Quanto mais empresas usam a tecnologia e a robótica, mais elas crescem e mais podem continuar contratando. Pensando no mundo altamente tecnológico que vivemos e que ainda vai se modernizar mais, é fundamental não olharmos para as novas tecnologias como uma ameaça.

A tecnologia vai tirar os trabalhos penosos das mãos dos humanos, e nós vamos mudar a nossa capacidade de trabalhar, fazendo funções muito mais criativas e intelectuais e nos ocupando em áreas como na operação e gestão desses equipamentos.

A estimativa é de que hoje cinco milhões de pessoas se sustentam só postando e vendendo coisas pela internet. Se você falasse há 50 anos que em 2017 cinco milhões de pessoas se sustentariam só filmando elas mesmas e postando em uma coisa que se chamaria internet, ninguém teria acreditado.

Como a inteligência artificial poderá mudar nossas vidas, e qual será o impacto na economia? Penso mais na inteligência artificial como uma ferramenta tecnológica, como uma extensão do nosso cérebro. No longo prazo, vai tornar nossas vidas muito mais fáceis. Essa tecnologia vai revolucionar várias áreas, como o meio ambiente e os seus diversos serviços urbanos, por exemplo.

Por meio da tecnologia muitos processos podem ser automatizados e padronizados, a fim de diminuir custos e alcançar melhorias. São vários os desafios que as empresas enfrentam para inovar, acessar conhecimento e incorporar novas tecnologias.

Muitas vezes a chave para a inovação é melhorar a gestão de pessoas ou capacitar a equipe, trazendo conhecimento para o negócio.

A equipe é, sem dúvida, o maior capital que uma empresa dispõe para vencer os desafios. Os profissionais atuam, quando bem preparados e dirigidos, como agentes da mudança da cultura da empresa e aceleradores de inovações em produtos ou serviços.

Uma empresa pode ter recursos financeiros e tradição no mercado, mas se não tiver bons recursos humanos, o processo de inovação não ocorre.

Além disso, interagir com fontes de conhecimento é outra condição importante para uma empresa inovar e incorporar novas tecnologias. Há uma série de possibilidades as quais a empresa pode acessar o conhecimento necessário para implementar a inovação. Isso é possível por meio de parceiras com centros e institutos de pesquisas e universidades, por exemplo.

Fonte: ES Brasil[:]


Voltar