Postado em: 17/05/2019 - Últimas Notícias

Parque tecnológico de Joinville lança centro de inovação com 7 mil m²

[:pb]O Ágora Hub, prédio principal do Ágora Tech Park, será usado para promover conexões entre empreendedores, investidores e universidades

90% do espaço já foi ocupado, com 32 negócios em operação (Foto: Divulgação)

A cidade de Joinvile, um dos principais focos de inovação de Santa Catarina, ganhou um novo estímulo ao empreendedorismo: um centro de inovação de 7 mil metros quadrados que servirá de base para as atividades do parque tecnológico Ágora Tech Park, inaugurado no ano passado.

Com um investimento de R$ 20 milhões, o Ágora Hub foi criado para promover a conexão entre os diferentes players do ecossistema deinovação: startups, investidores, universidades, órgãos públicos e organizações de apoio ao empreendedorismo.

O centro conta atualmente com 90% do espaço ocupado e 32 negócios em operação, entre elas a Pollux (especializada em robótica) e a Termica Solutions (que digitaliza processos térmicos). Entre as entidades presentes no espaço estão o Sebrae, a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), a Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e a ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial).

“É um local ideal para inovação aberta, socialização de ideias e transferência tecnológica, com espaços compartilhados e abertos para a comunidade”, afirma Jean Vogel, diretor-executivo do Ágora Tech Park.

De acordo com Vogel, 60% da área construída do hub é destinada a espaços de convivência: há salas para networking, reuniões e treinamentos, além de auditório, copas e praça de alimentação. “O espaço também conta com iluminação natural e muito verde”, diz.

A sustentabilidade é parte integrante do projeto: o Ágora Hub conta com sistema de reutilização de água da chuva, painéis solares para geração de energia, monitoramento de consumo de água e energia em tempo real, elevador inteligente, coleta seletiva e iluminação em LED.

Parque da inovação
O maior diferencial do hub, na avaliação do diretor, é a sua localização — dentro do Ágora Tech Park, que abriga um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (para cursos de engenharia e pós-graduação) e um prédio da startup de software Conta Azul. Para o futuro, está prevista a construção de mais quatro prédios, ao preço de R$ 120 milhões.

Vogel tem planos ambiciosos para o Ágora Hub no futuro. “Queremos gerar negócios para o munícipio, para o estado e para o país”, diz ele, que diz já ter negociado parcerias com centros de inovação dos Estados Unidos, Israel e Espanha.

Foto: Época Negócios

 [:]


Voltar