Postado em: 30/03/2021 - Artigos

Ciência x Política

Na semana passada presenciamos vários anúncios sobre vacinas COVID que estão sendo desenvolvidas no Brasil, as quais poderão, em futuro breve, garantir maior regularidade para o programa de vacinação brasileiro. O ponto que quero destacar, independente da “guerra” Ciência x Política sobre o assunto e qual governante poderá se beneficiar com isso nas próximas eleições, é o papel da Ciência.

É gratificante saber que a ciência está provando ser a única via para sairmos desta Pandemia. Somente o contínuo investimento em C,T&I colocarão o Brasil em posição de destaque no cenário mundial. Temos um quadro competente de pesquisadores que já demostraram resultados excelentes no agronegócio, na exploração de petróleo, serviços financeiros, aviação, entre outros. 

Precisamos entender que os resultados da Ciência não aparecem no curto prazo, por isso a necessidade de um fluxo contínuo de recursos com ações diretas do Governo como por exemplo compras governamentais, programas de subvenção econômica, ou ainda com ações indiretas onde o Governo promove o investimento em C,T&I e inovação nas empresas através de incentivos fiscais como a Lei do Bem, Lei de Informática, Rota 2030, PADIS etc. Precisamos de uma visão de longo prazo sem interrupções neste fluxo tão pouco insegurança jurídica para as empresas.

A PANDEMIA deixará marcas profundas na sociedade, nas famílias e na economia, porém, temos a oportunidade de ser melhor quando tudo isso passar, temos a oportunidade de aprender com os erros e replicar os acertos.

É perfeitamente aceitável que neste contexto cada elo da cadeia tenha interesses particulares. Os políticos, as próximas eleições. Os cientistas, os avanços científicos, tecnológicos e o reconhecimento. As empresas, a exploração comercial. 

Porém, espero do fundo do coração, que estes interessem não sublimem o propósito maior. A VIDA DE TODOS OS BRASILEIROS. 

Marcos Marques

CEO-FOUNDER ROCHA MARQUES


Voltar