Postado em: 06/11/2018 - Últimas Notícias

Edital de Inovação incentiva empresas paraibanas a desenvolverem produtos inovadores

[:pb]Foto: Divulgação

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras que possam colaborar com o desenvolvimento da indústria nacional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em conjunto com o Serviço Social da Indústria (SESI), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promovem o programa Edital de Inovação.

Em 2018, o projeto vai investir até R$ 55 milhões para o desenvolvimento de projetos em empresas industriais de todos os portes, incluindo startups de base tecnológica para estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, seja através de novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador.

A Paraíba é o nono estado do país com o maior número de projetos aprovados para participar do Edital de Inovação para a Indústria desde o seu lançamento, com 35 propostas selecionadas

Segundo o supervisor técnico de Inovação e Tecnologia do SENAI da Paraíba, Thiego Brandão, o instituto busca informar a importância da inovação para a indústria. “Geralmente a gente já vem fazendo um trabalho desde os nossos alunos e também com a indústria. A gente tenta mostrar, tanto na parte educacional como também na parte de empresas como a gente pode trabalhar com inovação, como a gente pode fazer a diferença com os nossos alunos”, disse.

A Paraíba é o nono estado do país e o segundo da regiões norte e nordeste com o maior número de projetos aprovados para participar do Edital de Inovação para a Indústria desde o seu lançamento, em 2004, com 35 propostas selecionadas. No primeiro ciclo (2018.1) deste ano, 21 empresas do estado enviaram propostas para participarem do projeto. Thiego Brandão destaca o crescimento do Edital de Inovação na Paraíba.

“Começamos iniciando com aquela parte de desconfiança, onde as pessoas não sabiam até onde isso poderia chegar. E agora já começamos com essas demandas espontâneas. Mas já estamos recebendo demandas espontâneas, onde as indústrias já conhecem, as empresas já sabem desse edital e começam a nos procuras”, afirma.

A Inovathys é uma startup paraibana que desenvolveu um sistema de automação de residências que permite o controle dos equipamentos de casa de forma prática, com a ajuda de smartphones. Luzes, aparelhos de ar-condicionado e os sistemas de áudio e vídeo podem ser programados para ligar e desligar, de acordo com a preferência dos moradores. A empresa foi aprovada e participou do Edital de Inovação no segundo ciclo de 2017. Segundo o CEO da Inovathys, Celso Padilha, o objetivo da startup era se adequar aos padrões e normas internacionais através do projeto.

“No Edital de Inovação a gente apresentou propostas no atual estado que (a empresa) estava naquela época, e propôs, na verdade, todas as melhorias que a gente precisava para poder internacionalizar e para chegar aonde a gente sempre sonhou que, no caso, é estar entre as grandes empresas e no mundo inteiro”, disse.

A Inovathys é uma das empresas paraibanas selecionadas no Edital de Inovação

Padilha defende que através do Edital de Inovação pode melhorar o serviço oferecido e abaixar o preço final repassado ao público. “É isso que a gente está desenvolvendo com o SENAI. Para conseguir deixar o circuito o menor possível, o equipamento melhor possível, e conseguimos, medindo a ideia de melhor preço possível, agregando muito valor ao cliente”, afirma.

Fonte: Paraíba Total[:]


Voltar